O LIVRO

O LIVRO

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Nosso Folclore - A LENDA DO GUARANÁ - FOLCLORE AMAZÔNICO


A Lenda do Guaraná
O guaraná, cujo nome científico é paullinia cupana, é uma planta (espécie de cipó) típica da região amazônica. O fruto é de cor vermelha (quando está maduro) com polpa branca e sementes negras. Em função de suas propriedades estimulantes é usado em xaropes, chás e bebidas energéticas. É usado também, principalmente no Brasil, para a fabricação de refrigerantes.

O Guaraná nativo - muito antes de virar refrigerante, o guaraná já era cultivado pelas tribos amazônicas há séculos. Hoje, seus maiores produtores são os índios sateré-mawé, do Médio Amazonas, que fabricam bastões com as sementes torradas, de onde é extraído o pó de guaraná. O Guaraná, assim como pinhão e pirarucu são algumas das comidas brasileiras que podem não existir mais daqui a uns anos.

 LENDA DO GUARANÁ 

De acordo com o folclore amazônico, um casal de índios mawés (tronco linguístico tupi) desejava muito ter um filho. Certo dia resolveram pedir um filho para Tupã (uma das principais divindades da mitologia tupi-guarani).
Tupã ouviu os pedidos daquele bondoso casal e resolveu dar-lhes um menino. Ao crescer, o filho desejado do casal tornou-se um lindo jovem bom e generoso.
Com inveja da bondade, paz e generosidade do jovem índio, Jurupari (divindade do mau e das trevas) resolveu eliminá-lo. Transformou-se numa cobra venenosa e picou o jovem índio, quando este estava nas matas, levando-o a morte.
Então, Tupã enviou fortes trovões e relâmpagos para as proximidades da aldeia. Triste e chorando muito, a mãe do índio morto acreditou que eram sinais para que ela enterrasse os olhos dele em solo próximo à aldeia.
Dos olhos dele nasceram plantas que deram lindos e saborosos frutos, cujas sementes pareciam com os olhos negros do jovem e bom índio morto.
Surgiu assim, de acordo com esta linda lenda indígena da Amazônia, o guaraná.

O GUARANÁ
Curiosidades:

- A palavra guaraná é de origem indígena, pois deriva da palavra tupi wara’ná. É o termo dado pelos índios tupis para esta planta.
- Numa outra versão da lenda, quando o bom índio nasceu, pararam as guerras que existiam entre as tribos indígenas rivais da região. Veio então um período de paz e fartura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário