O LIVRO

O LIVRO

quarta-feira, 11 de março de 2015

Nossa Música - Bossa Nova - ÁGUAS DE MARÇO - Tom Jobim



ÁGUAS DE MARÇO - TOM JOBIM
Em maio de 1972, o jornal "O Pasquim" chegava às bancas com um encarte especial, que trazia um compacto com duas canções. Mais do que agradar aos leitores, o disquinho marcaria para sempre a música brasileira. Era no lado A que estava “Águas de Março”, pela primeira vez apresentada ao público.
Mas foi dois meses antes desse discreto lançamento, há exatos 40 anos, que começou a história da composição de Tom Jobim (1927-1994). Uma música que se tornaria clássico tardio da Bossa Nova e até hoje famosa mundialmente.
Por recomendação médica, em março de 1972 Jobim passava o fim do verão buscando o ar puro do campo, no sítio da família em São José do Vale do Rio Preto, região serrana do Rio. O cenário bucólico inspirou os esboços de “Matita Perê” – álbum lançado um ano depois, com “Águas de Março” encabeçando a lista de oito músicas.
“Naquele tempo meu pai tinha decidido parar de beber e fumar, depois de levar uma dura do médico”, recorda o músico Paulo Jobim, filho de Tom. “Acho que até na letra da música ele revelou um pouco da angústia e do medo da morte”.
Paulo cita como exemplo desta “crise existencial” os versos “é um resto de toco/é um pouco sozinho”, “é a noite/é a morte” e “é promessa de vida no teu coração”.
Na época com 22 anos, o filho mais velho do compositor ainda recorda a primeira vez que viu o pai tocar a canção.
“Estávamos na casa do Zanine [o arquiteto baiano José Zanine Caldas (1919-2001)], quando ele começou a tirar as notas do violão. A música era grandiosa, me impressionou muito”, recorda. “E a minha tia [Helena Jobim] foi uma das primeiras a ver a letra, rascunhada em um saco de pão”.
Sucesso dois anos depois
“Águas de Março” não teve reconhecimento imediato, como conta o crítico musical Nelson Motta. “Nessa época Tom Jobim não andava muito popular, trabalhava mais nos Estados Unidos, e a Bossa Nova era um passado remoto diante da MPB de oposição”, explica.
O relançamento da música no disco “Matita Perê”, um ano depois da estreia no encarte de "O Pasquim", também não contribuiu para que a música caísse no gosto do público com força total.
“O álbum é extraordinário, mas foi considerado difícil. As letras eram complexas, incluindo a de ‘Matita Perê’, que foi ponto de partida para ‘Águas de Março’ e é quase um Guimarães Rosa musical”, compara Motta, citando a faixa-título, parceria de Tom e Paulo César Pinheiro. “E o Tom ainda sofria muitas restrições como cantor. Era considerado um compositor que cantava - e, para muitos críticos, muito mal”, completa.
Segundo Motta, o sucesso avassalador de “Águas de Março” viria apenas dois anos depois da estreia, na parceria do compositor com Elis Regina. “Com a qualidade musical da Elis, a música  "teve uma interpretação perfeita, com um arranjo definitivo e finalmente decolou para a popularidade.”
A versão de 1974, produzida por César Camargo Mariano, foi gravada no estúdio MGM, em Los Angeles, para “Elis e Tom” – álbum que comemorava os dez anos da cantora na gravadora Polygram.
“Ganhei de presente um encontro com Tom. Foram momentos vividos por duas pessoas muito tensas, que só conseguem descontrair através da música”, escreveu Elis no encarte do álbum à época.
Segundo a escritora Regina Echeverria, autora da biografia “Furacão Elis”, com a gravação, a “pimentinha” se redimia com a turma de Tom, João Gilberto e companhia.
“De uma certa maneira, a Elis havia enterrado a Bossa Nova quando surgiu cantando ‘Arrastão’ a plenos pulmões, totalmente diferente daquele estilo baixinho e contido que vigorava até então”, diz a autora citando a canção que saiu vitoriosa no I Festival Nacional da Musica Popular Brasileira, de 1965, na interpretação da cantora.
Nelson Motta destaca outras interpretações marcantes de “Águas de Março”. “A de Sérgio Mendes é muito boa e a da Ella Fitzgerald é linda. A letra que o Tom fez em inglês é perfeita”.

fonte: musica.uol.com.br

TOM JOBIM E ELIS REGINA CANTA 'ÁGUAS DE MARÇO'

Nenhum comentário:

Postar um comentário