O LIVRO

O LIVRO

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Nossa História - FRAGMENTOS SOBRE O BRASIL - Pedro Álvares de Cabral



A TERRA

"Esta província Santa Cruz está situada naquela grande América, uma das quatro partes do mundo. Dista o seu princípio dois graus da equinocial para a banda do sul, e daí se vai estendendo para o mesmo sul até quarenta e cinco graus. De maneira que parte dela fica situada debaixo da zona tórrida e parte debaixo da temperada. Está formado esta província à maneira de uma harpa, cuja costa pela banda do norte corre do oriente ao ocidente e está olhando diretamente a equinocial; e pela do sul confina com outras províncias da mesma América povoadas e possuídas de povo gentílico, com que ainda não temos comunicação.

Plantas Primeiramente tratarei da planta e raiz de que os moradores fazem seus mantimentos que la comem em logar de pão. A raiz se chama mandioca e a planta de que se gera he de altura de hum homem pouco mais ou menos. Esta planta nam he muito grossa, e tem muitos nós.

Outra fruta há nesta terra muito melhor, e mais prezada dos moradores de todas, que se cria em uma planta humilde junto do chão: a qual planta tem umas pencas como de erva babosa. A esta fruta chamam ananases, e nascem como alcachofras, os quais parecem naturalmente pinhas, e são do mesmo tamanho, e algumas maiores. Depois que são maduros, têm um cheiro mui suave e comem-se aparados feitos em talhas. São tão saborosos que a juízo de todos não há fruta neste Reino que no gosto lhes faça vantagem."

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pedro Álvares Cabral - 1467-1520
 

Descoberto pelo comandante Pedro Álvares Cabral, no ano de 1500, o Brasil recebeu diferentes nomes antes de estabelecer-se como Brasil. É comum citar Ilha de Vera Cruz, como o primeiro nome dado à terra. Logo em seguida, seria Terra de Santa Cruz. A Província da Santa Cruz, “Província d’El Rei”, era vulgarmente chamada Brasil. O nome usual por fim assentou-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário