O LIVRO

O LIVRO

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Literatura Portuguesa - OS LIVROS- Manuel Antônio Pina



"Os livros não servem apenas para serem lidos, ou apenas para serem lidos do modo mais usual da leitura. Servem também, por exemplo, para serem tidos. Tenho muitos livros que nunca li, e que provavelmente nunca lerei, como li outros que não tenho. Ter um livro na estante, ter a possibilidade de o ler, é talvez uma forma secreta de leitura. (...) talvez ao manusearmos e arrumamos um livro, ao mexer-lhe, passemos às vezes os olhos por uma página ou outra, uma hoje, outra no mês que vem, e pouco a pouco o leiamos assim, embora de modo não linear. (...) Isto é, um livro não tem necessariamente que ser lido para cumprir a sua função, basta-lhe poder ser lido, ser leitura em potencia."   Manuel Antônio Pina


Manuel Antônio Pina
Manuel Antônio Pina (Sabugal, 18 de novembro de 1943 — Porto, 19 de outubro de 20121 ) foi um jornalista e escritor português, ganhou o Prêmio Camões 2011, o maior prêmio literário de língua portuguesa. Nascido na Guarda,  é jornalista e estreou-se na poesia em 1974 com o livro “Ainda Não É o Fim nem o Princípio do Mundo Calma É Apenas Um Pouco Tarde”. Consensualmente reconhecido como um dos melhores cronistas de língua portuguesa – ainda hoje assina crônicas diárias no Jornal de Notícias –, este autor publicou dezenas de livros de poesia e de literatura para crianças, mas só em 2003 se aventurou na ficção “para adultos”, com “Os Papéis de K.”.
Se a sua obra de ficção é menos conhecida internacionalmente, a sua poesia está traduzida na generalidade das línguas europeias. O seu mais recente livro de poemas, intitulado “Os Livros” (Assírio & Alvim, 2003) venceu os prêmios de poesia da Associação Portuguesa de Escritores e a da Fundação Luís Miguel Nava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário